Por que os dentes ficam “moles”?

Na verdade, nem sempre os dentes “amolecem”. É preciso entender que os dentes são presos aos ossos pelo “ligamento periodontal”. O ligamento periodontal é como um grande conjunto de cordas elásticas que prendem o dente ao osso e permitem uma pequena movimentação do dente. Então todos os dentes possuem uma pequena mobilidade natural (difícil de ser notada pelo paciente). Agora veremos algumas situações que fazem essa mobilidade natural aumentar (a ponto do paciente sentir o dente se movimentar).

  • Acidentes: Quando o dente recebe uma pancada (traumatismo), toda a força do impacto é transferida ao ligamento periodontal. Assim como um tornozelo que quando torce, “incha”, o mesmo acontece com o ligamento periodontal, e a conseqüência disto é o aumento da mobilidade dental. Quanto maior a pancada, maior o dano ao ligamento. Em alguns casos é necessário fixar o dente nos seus vizinhos, para diminuir a mobilidade. Em poucos dias essa contenção é removida.


  • Doença periodontal (na gengiva) A doença periodontal (infecção causada por acúmulo de placa e “tártaro” nos dentes) provoca perda do osso (juntamente com o ligamento periodontal), o dente perde sua sustentação, ganhando mobilidade. O maior problema desta doença é que, na maioria das vezes, ela é indolor e o paciente só percebe o problema quando o dente está “bem mole”. Neste estágio a periodontite (doença periodontal) esta avançada e a recuperação dos dentes comprometidos, com alto grau de mobilidade, é muito difícil. Por isso é tão importante a prevenção com consultas regulares ao cirurgião dentista!
  • Mordida errada (maloclusão). Dentes tortos (mal posicionados) podem receber forças excessivas quando o paciente morde. Essa sobrecarga poderá causar um aumento na mobilidade do dente. Os dentes precisam estar em equilíbrio para uma melhor distribuição de forças durante a “mordida” (oclusão).
  • Mobilidade relacionada com próteses e restaurações Como já foi dito, os dentes precisam estar em equilíbrio durante a mordida. Isso significa que todos os dentes devem se tocar ao mesmo tempo quando se fecha a boca. Além disso, os dentes devem permitir que, durante a mastigação, a mandíbula realize determinados movimentos (ir para “frente” e para os “lados” com facilidade). Restaurações e próteses (coroas, resinas, blocos etc) devem respeitar essas normas, não atrapalhando a mordida. O resultando de uma restauração que interfira na mordida pode ser o aumento da mobilidade do dente, fraturas na coroa ou raiz do dente, dores na ATM entre outros. Essa inflamação, que ocorre dentro do canal, pode provocar também uma inflamação no ligamento periodontal. Isto aumenta levemente a mobilidade do dente, porém sem maiores problemas, pois ao ser tratada tudo volta ao normal.
  • Mobilidade causada por tratamento ortodôntico (correção de dentes mal posicionados) Para a correção da má posição de um dente é necessário aplicar uma determinada força nele, fazendo a movimentação do dente. Isso é feito através de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis. Entretanto, esse tratamento provoca um aumento na mobilidade do dente, principalmente logo após a ativação (“apertamento”) do aparelho. Depois de 48 horas, a mobilidade excessiva volta ao normal .

Santa Apolônia – Odontologia

Cirurgia Oral,Clínica Geral,

Implantologia, Periodontia, Reabilitação

R. Nove de Julho 2130 (próx. S.Carlos Clube) Emergências: 3371-0251