Que é uma Afta?

 A afta ou úlcera aftosa é  comum,  ocorre em 20% da população.Elas podem aparecer isoladas ou em grupos.

Quais as Caracterisitcas Clínicas?

Normalmente, antes de surgirem na boca, apresentam ardência, coceira e uma pequena área avermelhada na região afetada. Nesse local, surge a ferida (úlcera) recoberta por uma mancha esbranquiçada. Elas costumam aparecer nos lábios, na bochecha, língua e raramente na garganta. Permanecem cerca de 10 dias, não deixam cicatriz;  o período de maior desconforto é em geral de dois a três dias.


Todas as aftas são iguais?

São identificados três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor mais comum.

As outras formas são mais raras: uma delas apresentando pequenas ulcerações superficiais  agrupadas, é conhecida como herpetiforme, porque lembra o herpes simplex,  a outra  chamada afta major, que, como o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.
 

Por que as aftas doem tanto?


As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo rico em nervos, o local fica em carne viva. Todo alimento (principalmente os mais ácidos, picantes ou salgados) que entra em contato com elas pode provocar dor.


As aftas são contagiosas?

 

Não, pois não é infecciosa mas uma doença auto-imune. Há estudos que afirmem que filhos de pais que apresentam muitas aftas têm maiores chances de apresentar a ferida futuramente.

O que causa a afta?

 Ainda não há estudos que comprovem a verdadeira causa das aftas.

Há indicios que se trata de uma doença auto imune e que ácidos presentes na alimentação, traumas nas bochechas ou lábios, mudanças hormonais nas mulheres, problemas de estômago e estresse podem levar ao aparecimento das feridas.


 

O tecido superficial do epitélio lesionado ao entrar em contato com o conjuntivo   disparam o mecanismo imunológico, que não o reconhece o epitélio, e começa a tratar o epitélio como um invasor. Isto causa uma destruição do epitélio em torno formando uma úlcera.  

Este processo cessa quando o epitelio muda de características por agentes externos e o organismo cuida da afta como uma lesão que precisa ser reparada.

 

Uma afta que não sara pode indicar uma doença mais grave?

 

Sim. O câncer bucal freqüentemente começa como uma ferida na boca. Fique atento, pois ferida na boca que não cicatriza dentro de 15 dias não é um bom sinal. Procure sempre um cirurgião-dentista para avaliação da lesão. Além disso, algumas doenças infecciosas, como o herpes, e algumas doenças da pele, como o lúpus, podem aparecer na sua fase inicial em forma de feridas na boca.

 

Posso “queimar” minhas aftas?

 A aplicação de produtos corrosivos como formol destrói o tecido da região, o que leva ao desaparecimento da dor, porém ocorre a substituição da afta por uma queimadura química que danifica os tecidos normais. por isso nunca se deve tentar queimar as aftas em casa, Isso não é indicado, pois causa uma ferida que pode dar problemas maiores.


Santa Apolonia Odontologia

Nunca  faça nada sem uma orientação profissional, pois isso pode agravar o problema! No caso acima o paciente usou medicação de forma inadequada causando uma séria queimadura infectada.

Qual o melhor tratamento para as aftas?

 

Não existe um tratamento que resolva “para sempre” o problema das aftas, por ser um problema imunológico esta sujeito a múltiplos fatores desencadeantes, entre eles, predisposição genética, estresse, queda da resistência física e fadiga crônica,  de difícil controle, mas há medidas para prevenir e aliviar a dor quando as aftas surgirem.

O dentista deve ser procurado para examinar o  caso, que tipo de afta o paciente apresenta, e prescrever a medicação adequada.

Em alguns casos, o dentista recomenda o uso de medicação via oral, pomada ou medicamento tópico conforme o caso para ajudar curar suas nas aftas



 

Santa Apolônia –  Odontologia

Implantes e Cirurgia Oral 
Clínica Geral, Implantologia, Periodontia, Reabilitação 
R. Nove de Julho 2130 (próx. S.Carlos Clube)
Emergências: 3371-0251