Santa Apolonia Odontologia
SANTA APOLONIASERVIÇOS ODONTOLÓGICOSTRATAMENTOS ODONTOLÓGICOSFALE CONOSCODIA CLÍNICO
Aftas Bucais
Amamentação e Odontologia
Alimentação na saúde bucal
Antibióticos: eles podem danificar seus dentes?
Traumatismo dentário
Antibiotico X Carie
Articulação Temporo Mandibular
Bactérias e sua boca!
Boca Seca
Cavidade Oral
Carie, o que é ?
Contaminação: Escovas dentais
Cuidados Dentais Diarios
Dedo X Chupeta
Dentes de leite
Dentes do Siso
Diabete
Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM)
Doença Periodontal
Doença Periodontal: Inimigo Silencioso
Enxaguatórios bucais: é bom usar todo dia?
Erosão Dentária
Herpes
Hipersensibilidade Dentária
Idosos
Laser na Odontologia
Mau hálito
Mobilidade Dental
Odontologia para Gestantes
Odontogeriatria
Prevenir caries?
Prevenção do cancer bucal
Prevenção do Câncer Bucal II
Bifosfonatos e a Odontologia

Bifosfonato é uma medicação usada para o tratamento de diversas doenças, como: osteoporose, metástases ósseas malignas, osteítes deformantes (Doença de Paget) e osteogênese imperfeita. Surgiu com uma medição extremamente eficaz e com poucos efeitos colaterais. Este remédio ajuda a preservar o osso do organismo - impedindo sua reabsorção.
 
Ele vem sendo usado com maior freqüência e a mais tempo pelos americanos – há mais de 15 anos. Entretanto, pesquisas recentes comprovam alguns efeitos colaterais desta medição que não estavam previstos. Os Bifosfonatos não são tão seguros quanto se pensava.
____________________________________________________________________________________________________
O Bonviva é uma gama de medicamentos que contêm a substância activa ácido ibandrónico.
O Bonviva é utilizado no tratamento da osteoporose (uma doença que fragiliza os ossos) em mulheres pós-menopáusicas em risco de desenvolver fracturas.
A osteoporose ocorre quando é insuficiente a reposição do osso que é naturalmente degradado. Gradualmente, os ossos tornam-se finos e frágeis, o que aumenta a probabilidade de se partirem (fracturas). A osteoporose é mais comum nas mulheres após a menopausa, quando ocorre uma diminuição dos níveis da hormona feminina estrogénio. A substância activa do Bonviva, o ácido ibandrónico, é um bifosfonato. Esta substância inibe a acção dos osteoclastos, as células do organismo que são responsáveis pela degradação do tecido ósseo. Isto conduz à redução da perda de tecido ósseo.
O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica.
Outros medicamentos
            
____________________________________________________________________________________________________
Sua relação com a Odontologia se dá da seguinte forma: como este mediação impede a reabsorção do osso, ela poderia ajudar a manter o osso ao redor de dentes e implantes com problemas. Mas as coisas não funcionaram desta forma.
 
O tecido ósseo ao redor de implantes e dentes – em animais tratados com Bifosfonato – mostrou-se desorganizado e em alguns momentos sem vida – necrótico. É neste ponto que nasce a sua relação mais importante e preocupante com a Odontologia.
 
Pacientes em tratamento com os Bifosfonatos, podem (cerca de 10% dos casos) apresentar necrose espontânea ou pós-cirurgica dos ossos da boca (maxilares). Trata-se da morte e decomposição destes tecidos. Esta é uma complicação muito séria, de difícil tratamento.
 
O fato é que esta medicação requer uma atenção especial. Pacientes em tratamento com os Bifosfonatos devem estar sempre presentes no consultório odontológico para consultas preventivas e manter uma excelente escovação. Não existem motivos para o pânico, mas sim para a prevenção.
 
Relate sempre ao seu dentista sobre qualquer medicação que você esteja tomando, sem medo. E nunca, NUNCA deixe de tomar a medicação prescrita por seu médico sem a autorização e prescrição do mesmo.
 
 
Dr. Augusto de Sousa e Silva – Santa Apolônia Odontologia
 
              


SANTA APOLONIA
SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS
ORIENTAÇÕES CLÍNICAS
TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS
FALE CONOSCO
DIA CLÍNICO